Atletas do Amanhã

foto




Descrição


O projeto tem o objetivo de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano e assegurar o exercício da cidadania. Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator da cidadania e melhoria da qualidade de vida, priorizando as que se encontram em situação de risco. Democratizar o acesso ao esporte recreacional de qualidade, como forma de inclusão social.

Objetivo Específico


1. Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; 2. Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; 3. Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; 4. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde); 5. Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade e trabalho infantil); 6. Promover atividades recreativas; 7. Formar futuros atletas.

Justificativa


O projeto justifica-se, pelo público alvo composto por sua totalidade de crianças, adolescentes e jovens que se encontram em áreas de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede pública de ensino. A prática de atividades físicas e esportes é fundamental para uma vida saudável. As crianças e adolescentes que vivem nas comunidades, das regiões selecionadas, estão expostas a riscos sociais e a ociosidade. Por este motivo, a prática do esporte deve ser incentivada por todos, como meio de complementar a educação. O Esporte possibilita à criança e ao adolescente o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável socialmente. Conceitos como liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida podem ser trabalhados no ambiente educativo proporcionado pelo esporte. O incentivo à permanência no ambiente escolar através de projetos voltados ao esporte favorece o desenvolvimento integral do aluno, pois sua participação nesses programas deve estar vinculada ao aprendizado escolar, aumentando a identificação com o ambiente, proporcionando uma maior valorização de professores e funcionários e outros participantes dos projetos. O projeto será realizado na região de Del Castilho, nas comunidades do Complexo Parque União de Del Castilho, e no Complexo de Manguinhos, em horário complementar a escola. O Complexo União de Del Castilho, possui uma população de 130.000 habitantes, sendo 60.700 de adultos. Os jovens compreendem uma população de 30.300 compreendendo moradores entre 15 e 29 anos e 39.000 de crianças. Embora, o bairro encontre-se entre as divisões geográficas cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) esteja identificado como elevado, ocupando a 42ª posição no raking geral dos cerca de 120 bairros da cidade do Rio de Janeiro, é composto por 7 comunidades : Águia de Ouro, Comunidade do Guarda, Pedroza, Fernão Cardim, e Coroa do Trajano, Belém Belém e Gretiza. A expectativa de vida e a renda per capita na região em destaque são dados que colaboram para maior compreensão da situação social local. Em Del Castilho, de acordo com a mesma pesquisa, o teto da esperança de vida é de 72,6 anos. Localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o Bairro de Manguinhos é composto por 13 comunidades e dentro dessa região há o Complexo de Manguinhos que concentra sete delas. Segundo o Censo 2010, a área ocupada de Manguinhos possui mais de 35 mil habitantes em uma área de quase 535 mil metros quadrados.

Publico Alvo


Crianças , adolescentes e jovens ( meninos e meninas ) , mulheres e idosos (as) de comunidades carentes de Del Castilho , e de Manguinhos , principalmente os que residem em áreas de vulnerabilidade social . Todos os beneficiados pelo projeto deverão estar matriculados , na rede pública de ensino .

Local


Manguinhos e Del Castilho

Meta


1.Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos; 2.Reduzir o risco à exposição às drogas; 3.Proporcionar condições adequadas à prática esportiva educacional; 4.Reduzir o índice de evasão escolar em 70%; 5.Descobrir novos talentos.

Equipe Técnica


. 2 Psicólogas. . 2 Nutricionistas. . 1 Coordenadora Geral. . 1 Supervisor Geral. . 2 Auxiliares de Coordenação. . 1 Coordenadora Pedagógica.

Impacto Positivo


Através da prática esportiva visualizamos o papel do lúdico na atividade com contribuição na criatividade, e a competição. A prática de esporte tende a trazer inúmeros benefícios, além do mental e físico. Tende a trazer aprendizados de moralidade, cidadania, disciplina, educação, saúde, além de acrescentar no âmbito de lazer com momentos de prazer. O esporte pode atravessar as barreiras que dividem as sociedades, tornando-o assim uma poderosa ferramenta para apoiar esforços de prevenção de conflitos e de construção da paz, tanto simbolicamente no nível global, quanto de maneira bastante prática dentro das comunidades. Quando aplicados eficazmente, os programas de esportes promovem a integração social e fomentam a tolerância, ajudando reduzir a tensão e gerar o diálogo. O poder de organização e reunião do esporte o torna uma ferramenta ainda mais eficaz para a comunicação e a conscientização . Com a execução do Projeto " ATLETAS DO AMANHÃ " , iremos trabalhar para a construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor. Possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, pedagógicas, alimentação balanceada, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com demais crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as e as conscientizando do perigo das drogas .

Busca Projetos


Informativo

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)